Okay, isso aqui vai ser longo. Bem longo, mas eu peço que, da forma que vocês puderem, prestem atenção, leiam.
Estamos em um momento crítico da história brasileira.
Fazia tempo que movimentos não surgiam espontaneamente do povo. Os 20 centavos foram a gota d'água pra décadas de corrupção, infra estrutura ruim, péssimos serviços públicos e elefantes brancos pra gringo ver.
E começou, e em muitas partes das manifestações ainda é, muito lindo de se ver. O povo ia nas ruas, pacificamente, cobrar mudanças. Teve vândalos como tem em qualquer lugar sem que em momento nenhum se precise de motivos para o ser, e teve uma PM fascista descendo o pau em quem fosse.
Cabe dizer que existem 2 formas de vandalismo. O deliberado sem motivo e sem representatividade, que só enfeia os movimentos (quebrar placas de trânsito, queimar carros de gente que não tem nada a ver com isso, atacar a imprensa que já tende a nos criminalizar e dar razões para isto); e o simbólico, que vem como reação direta à repressão violenta da PM e ataca símbolos importantes da corrupção e passividade política. Este último, por mais "doloroso" que possa ser, é extremamente natural, e pode vir a ser necessário dependendo do rumo que as coisas venham a tomar. Não to incentivando a violência não, prestem bem atenção, mas eu gostaria que alguém me dissesse que em momento algum sentiu vontade de fazê-lo. Como não querer derrubar Brasília até o último tijolo? Como nos manter pedindo paz enquanto a PM nos subjuga como assassinos, não importando nossas intenções? Coisa que aliás ela fazia nas favelas todo santo dia, e só agora os filhinhos de papai se revoltaram, afinal, a favela é um mundo a parte e eles não ligam enquanto tiverem seus Ipads na mão. Mas isso é outro papo.
Isso que às vezes afasta algumas pessoas do movimento: sabemos que em dado momento vamos explodir numa fúria muito maior que a dos vândalos que não precisam de motivo, e ninguém aqui quer se machucar. Nossos pais querem isso muito menos, afinal, essa conta sempre recai nas costas da juventude, querendo ou não. Mas é difícil não nos arriscarmos. É difícil sofrermos tantos abusos dos corruptos e seus peões e não podermos enfrentar isso, reverter. E quando vamos a rua e somos reprimidos, estouramos e tentamos revidar. Quebra pau na Alerj, eu não começaria, mas não repreendo quem mostrou do que o povo é capaz.
Outra questão é o desfoque no movimento. Tá que talvez um impeachment no Feliciano, no governador ou no prefeito fosse um recado bem dado pra certos partidos câncer, e que tem motivação clara (é o governo do estado que ordena que a PM vandalize com a gente, é o governo do estado que é responsável pela saúde, e a prefeitura usa e abusou da imagem de um novo Rio que na verdade só exclui cada vez mais a população mais pobre, Feliciano é racista, etc). Mas isso é pontual daqui, e pode ser feito num momento posterior às prioridades (que são nacionais), uma vez que o mandato de ambos já está no fim (exceção à Feliciano, mas ele é apenas um que tem sido usado como fantoche, e isso tem atrapalhado seriamente no foco do movimento). A Dilma não tem tanta culpa quanto certos larápios (já comento isso melhor) acusam: é uma sinuca de bico, PT centro esquerda com coligações com certos partidos de direita não tem lá muita condição de resolver os problemas diretamente, direita = conservador = classe abastada = patrões burgueses = contra o povo , isso é 99% dos casos dos políticos desses partidos e só discorda quem é muito iludido ou está sentado do lado desses crápulas. Sabendo disso, admitamos, o PT faz o que ele pode fazer pra se, ao mesmo tempo, agradar a população e se manter no governo. Falam da corrupção, ela SEMPRE existiu. Desde os militares, desde Getúlio. Desde que o Brasil é Brasil, desde que o mundo é mundo. A questão é: quando o governo é de direita, ele costuma encobrir melhor seus rastros. Costume de quem já gere ou representa quem gere rios e rios de sistemas ilícitos. Não é o caso de partidos mais esquerdistas. Quando estão no governo, não sabem esconder sua corrupção, e fica fácil pra direita (que é oposição neste momento) apontá-los, e usando a mídia, escândalo. O mensalão é o maior esquema já descoberto. QUANTOS MAIS NÓS DESCOBRIMOS? Isso é uma baita ponto.
Combater corrupção tem que ter nomes, propostas. Assim como apoiar a educação e saúde. Não adianta gritar pelo fim da corrupção, em teoria até o corrupto quer isso.
Da mesma forma, de que adianta rechaçarmos a Copa? Acho válido deixarmos claro que não pedimos isso. "Eu abro mão pela saúde e educação!". Sim. Isso vale. Mas FIFA GO HOME...rapaz. Até achei bom no começo, mas parei pra pensar. Já temos 500 elefantes brancos construídos nesse país. Cidade da Música lembra alguma coisa? Melhor, deixa eu ser mais recente: ENGENHÃO. Um estádio lindo, moderno, sem nenhuma infra estrutura de acesso adequada. E com erro de obra. Erro que ninguém falou nada, até o Maracanã ficar na reta final (curioso) das obras. E de repente, fecham o Engenhão. Ferram o Botafogo, complicam a vida de outros clubes do Rio que também precisavam. Aí todos lançam os olhos pro novo Maracanã: moderno, até bonito. ELITISTA. No projeto da obra está escrito: "mudança do perfil do público frequentador". ESCANCARADO PRA QUALQUER UM VER. E deixamos acontecer, a mídia achou lindo. Morreu o Maraca do povo. E se os clubes do Rio vão se estrebuchar pra jogar no Maracanã, ainda vale lembrar que ele pode ser praticamente privatizado pelo consórcio do dono do Brasil, Eike. Se veremos um Maraca cheio, com gente pobre e rica, talvez, mas não vai ser comum. E o ponto vai além disso, da questão emocional como fanático do futebol e apaixonado pelo meu clube, pelo meu Rio: o ponto é que o Maracanã JÁ TINHA SOFRIDO UM CAMINHÃO DE REFORMAS PARA O PAN DE 2007! Superfaturadas, claro, como tudo no Brasil. Mas já não estava no padrão FIFA? Não seria coisa de poucos ajustes? Estranho que não sejam.
Mas lembra da Copa da África do Sul? Vocês fazem ideia de como o povo de lá passou a despontar? Sabem alguns dos benefícios obtidos? Como bem disse um bom amigo meu, hoje a África do Sul faz parte dos BRIC'S. Ela atingiu esse status após a Copa.
Onde eu quero chegar com isso? Simples: as obras pra todos esses grandes eventos são grande fonte de corrupção quando poderiam ser formas de alavancar a moral do povo e investir nas áreas escolhidas como sedes de quaisquer competições. Dizer NÃO à Copa é dizer não a corrupção, mas também é dizer não a chance de fazer a Copa e Olimpíadas andarem A NOSSO FAVOR.
Voltando..
Gritem pela cassação de Calheiros, Genoíno e outros que foram CONDENADOS pelo mensalão e mesmo assim exercem cargos importantíssimos no poder, porque por mais que sejam apenas alguns dos ladrões, daríamos o exemplo para a corja toda. Gritemos e façamos pressão pra barrar o PEC37, pra que os poucos como Joaquim Barbosa ainda tenham condições de investigar essa laia toda. Gritemos por 100% dos royalties do petróleo na educação, e distribuídos NACIONALMENTE (aquela passeata do Rio pelo petróleo só pra gente foi UMA VERGONHA, UMA GANÂNCIA DESMEDIDA, num mundo onde todos buscavam formas alternativas de energia e éramos o exemplo de malha energética equilibrada, retrocedemos e foram pra rua com os nossos digníssimos que merecem impeachment E A GLOBO. É óbvio que merecemos maiores parcelas pelo prejuízo ambiental, mas não tão maiores assim, o resto do Brasil tem que ter também e pelo que eu soube graças a Deus vai ter. Dinheiro pra compensar o custo de manter a cidade sempre teve, a corrupção que faz parecer o contrário). Gritemos pelo fim do voto secreto na Câmara, pra saber quem realmente está do nosso lado. Gritemos contra o ABSURDO do processo de privatização dos hospitais universitários (EBSERH, se não errei a sigla). Gritem por transparência nas obras e investimentos na infraestrutura para grandes eventos. Deixa eu até resumir:
- Não ao PEC37
- Prisão aos condenados do mensalão
- 100% dos royalties do petróleo para a educação brasileira
- Não ao EBSERH
- Transparência 100% nas obras da Copa e Olimpíadas, junto com investimentos na qualidade de infraestrutura e mobilidade urbana (isso inclui transporte público GRATUITO) das localidades escolhidas para sedear algo
- Fim do Voto Secreto
Entre algumas outras causas DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NESTE EXATO MOMENTO, e que se sobrepõem ao pontual das cidades e dos indivíduos. Serão benéficas ao Brasil todo, e mexem no jogo do poder. E nem precisam ser cobradas no mesmo dia, na mesma passeata. Talvez uma boa ideia seja cobrar uma de cada vez em escala nacional, avaliando qual delas possa ser mais possível como primeira a ser alcançada, gerando uma pressão contínua e UNIFORME. Depois de atingida uma meta, debate-se outra. E assim vai. DEMOCRACIA DÁ TRABALHO. Não acreditem que gritar por tudo de uma vez dá resultado, ainda mais sem argumentação. Só quebrar tudo também não dá, vira bagunça por mais vontade que dê. Vai demorar, mas sabemos ao menos que a mentalidade do povo mudou na hora certa (não existe tarde demais quando precisamos mudar).
Também cabe lembrar: movimento NÃO É MICARETA. Qual o diabo do problema na cabeça que o sujeito tem pra vir num protesto fumando maconha? Aliás, só por estar fumando. As pessoas numa rua com espaço não são obrigadas a inalar sua porcaria de cigarro, que dirá 1 milhão de pessoas numa rua, certo? Respeito seria bom. E não venham com esse papo que o cigarro queima o que se planta, que pode até ser, mas o cigarro não cura as doenças que causa pra quem não quer fumar. Fumantes causam prejuízo enorme a saúde pública mundialmente, e não por si mesmos, e sim por fumantes passivos com doenças. E os beberrões? Vi gente com isopor, até. Aí bebe, fala besteira, grita qualquer coisa sem nem saber o que significa no fundo, e em certos casos fica bêbado o suficiente pra virar vândalo deliberado. "Odeio PM, vou bater na PM". Não me provoca pra eu não te bater seu retardado, eu também odeio PM. Mas não é provocando os caras que eu vou fazer algo produtivo. Muitos desertaram pelo horror que tem sido. Uma coisa é revidar deles, a outra atacar. E eles são peões, já disse. Quem realmente merece um vandalismo pra lá de deliberado está sentado numa mesa mexendo seus pauzinhos pra fazer o movimento se estragar, E ELES ESTÃO CONSEGUIINDO. Deixamos, de alguma forma, isso acontecer.
Não sou contra o bom humor, aliás, SOU ADEPTO. Acho perfeitamente cabível o nariz de palhaço, acho lindo vários cartazes com piadas e trocadilhos. É engraçado, faz bem. Mas existe uma diferença entre ironizar, que é o que eu faço, e ficar lá pulando feito criança rindo de tudo, soltando fogos (PELO AMOR DE DEUS, JÁ VIVEMOS COM A POSSIBILIDADE DE LEVAR BOMBA DA PM A QUALQUER MOMENTO, E VOCÊS AINDA DÃO SUSTO INTERNAMENTE?), fazendo foto pro facebook...isso é patético.
Porém, no meio disso tudo, seja no vandalismo simbólico ou na falta de foco no movimento ou na falta de seriedade por muitos foliões (que manifestantes não são), vêem os oportunistas. Gente muito mais perversa que os vândalos deliberados. Gente bem pior que os saqueadores. Tem gente se misturando nas manifestações, desde o começo. Gente que pinta a cara com as cores do Brasil e canta o hino nacional de uma maneira um pouco diferente. Eu acho bonito o nosso hino. Eu tenho orgulho de ser brasileiro apesar dos problemas. Eu acho saudável exaltar isso. Mas, tão fazendo de alguma forma um pouco diferente. Não é como num jogo, numa competição, numa solenidade. Também não é como um ato de pertencimento. É como se cantassem o hino e dissessem algo como: "em nome da nação brasileira, farei o que for necessário para defender os bons costumes". Sentem isso também, essa impressão de ver pessoas com este tom? Quer dizer, eu to lutando pelos meus direitos, pela democracia, pelo meu povo brasileiro e pelo meu país, mas quando foi que nacionalismo virou terrorismo? Porque é isso que eu vejo, terroristas. Melhor, integralistas, pra lembrar da história.
Gente que pega bandeira do partido político A ou B da esquerda e destrói. Gente que grita "Fora Dilma" pra incitar causas que nada a têm a ver com o que realmente é a indignação agora. Sabe o que dizem por aí?
Golpe. É isso que muitos intelectuais pressentem. Eu não descarto. Tem cheiro estranho no ar desde que isso começou. Reparem:
Partidos de esquerda não fundaram o movimento, mas estão intimamente ligados a quem fundou em cada cidade. Seja por serem filiados, ou pelo simples fato de que os partidos de esquerda BRIGAM por essas melhorias há décadas. E de repente vem um povo quebrando as bandeiras? Falando de apartidarismo?
Não gosto de ser massa de manobra. Me afastei de muitos movimentos porque SIM, havia mais que uma participação dos partidos, havia SIM uma propaganda. MAS NÃO É O CASO DESTE MOVIMENTO. Os partidos não estão filiando ninguém, nem incitando a isso. Os de esquerda, ao menos, estão presentes. Os de direita tem a cara de pau de ficar fora e depois aparecer na sua TV dizendo que querem dialogar ao lado da população.
O movimento é apartidário no sentido de que não pertence à partidos: ele pode receber orientações e ajuda de ambos os tipos de partidos, mas não foi fundado e nem pertence aos mesmos. Não é terreiro eleitoral, bandeira é liberdade de expressão.
Agora quando surgem pessoas agressivas gritando apartidarismo e botando tudo a perder, o nome disso é fascismo. Sem partidos, sem definições ideológicas, abrimos espaço para a falta de pauta, que está acontecendo agora. Quando falta pauta, falta coesão. Falta identificação. O movimento vira uma bagunça que grita por qualquer coisa e gera instabilidade política, do tipo que os governantes não sabem resolver porque mesmo que saibam o que a população deseja, não vêem propostas coerentes para debater e se já não existe vontade política com propostas, que dirá sem. Instabilidade política que derruba governos. E não precisa de militar pra isso. Lembram do Collor? Ele fez muita besteira, mas deu início a estabilidade econômica brasileira. Coisa na qual o FHC focou completamente (a preço de sucatear completamente a educação e saúde), e que o Lula consolidou mais tarde. Mas a muita besteira dele botou o povo na rua. Com ajuda de quem? Quem puxou o movimento? Ahhhhhhh, revista Veja, rede Globo.
A mídia hoje se inclina novamente a favor do movimento, mas só mostra o vandalismo. Esse pânico gera instabilidade.
Esse pânico dá força a discursos extremistas. E não falo de revolução, caso não tenham notado a esquerda brasileira não faria nenhuma ditadura no poder como muitos temem, ela daria enfoque a reformas de base, que é o que precisamos E É A NATUREZA DO MOVIMENTO. REFORMAS DE BASE. Eu to falando de gente que tá doida pra derrubar o PT. É saudável que o PT seja substituído, democraticamente falando. Mas, por quem?
A esquerda pode começar a ganhar força agora, mas ainda é temida indevidamente e se um esquerda chega à presidência, estará sozinho sem congresso (que realmente decide o que passa ou não) e não poderá mudar nada. E aí, tem mais gente ganhando força aqui. A direita conservadora se veste de manifestante e ganha força. Fala pra derrubar a Dilma. Tá ruim com o PT? Não gostaria de dar margem pro PSDB, muito menos PMDB.
Eles só precisam de um empurrãozinho. Não podemos dá-lo.
Por hora amigos, tomem cuidado. Não entrem numa de manifestar sem saber quem está organizando, o histórico político dessas pessoas, gritando por qualquer coisa. Aguardem definições claras. Saiam da furada. Mas não desistam de lutar.
Paz e amor à todos! Saibam pelo quê estão brigando!
sábado, 22 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário