Hoje completam 2 anos da morte do Michael Jackson. Eu não vim prestar homenagens ou coisa do tipo, já fiz isso quando ele morreu e nunca fui um fã apaixonado dele, como a maioria das pessoas do mundo. Sei lá, ele era foda, mas não necessariamente tudo que fizesse era aprovável ou todas as suas músicas foras de série. Também não venho criticar, mas aproveito hoje pra deixar um pouco o pensamento sobre questões sobre nosso querido MJ que sempre me passaram na cabeça.
No ponto de vista de performer sabe, de dançarino, acho que ninguém pode criticá-lo. Muitos falam que por não ser o criador do moonwalk (é meu bom ignorante desinformado, o moonwalk já existia antes de Michael) seu sucesso encima do movimento é muito injusto, mas pra esses eu só mando o singelo foda-se, porquê não é questão do movimento, é questão de saber fazer com o impacto q ele conseguia. Além do mais, moonwalk por moonwalk, ninguém jamais fará aquele movimento quase antigravitacional do 'Smooth Criminal' de novo...rs Sem falar na 'mão que pegou na panela quente', quando ele sacode feito uma bicha louca a mão, é maior engraçado.
Como músico, ele sempre soube, desde pequeno, como fazer um sucesso. Mas muitas das músicas dele (que misturavam desde jazz a metal, e actedite, faziam isso perfeitamente) tem arranjos perfeitos demais para um cara que você NUNCA viu tocando nada. Você já VIU o Michael Jackson tocando algum instrumento? Já soube que ele fazia isso da boca de alguém ou em algum documentário? Se parar pra pensar, é meio absurdo que ele consiga compor tantos arranjos de baixo, teclado, e coisas do tipo, de em teoria, ele não sabia tocar instrumentos. Claro que todos sabemos que muitos riffs famosos são obras de guitarristas renomados, caso de 'Beat it,' 'Dirty Diana', 'Black or White', entre outras. Mas como você explica o resto do arranjo que ele fazia pras músicas? Ele nunca teve uma banda de apoio fixa, e sabe-se que algumas letras, durante parte de sua carreira, ele teve a ajuda do Quincy Jones pra fazer. A própria 'Thriller' tem ajuda em grande peso do Jones. Enfim, o cara era um gênio, mas seria legal a gente ter mais idéias de como era o processo de gravação dele em studio, coisa que ainda não tive o prazer de descobrir. Quem viu o 'This is it' pode perceber que ele era extremamente entendido de arranjo, ensaiando coisas novas pra introduzir e passar no show, sensacional.
No ponto de vista do showbusiness, Michael Jackson foi o responsável por grandes avanços positivos. E também negativos. Graças a ele temos clipes mais bem bolados, mas também surgiram os clipes que cagam pra música e só querem saber de danças complicadas, ou histórias alucinantes que nada tem a ver com a música, coisas do gênero, afinal, todo gênio tem péssimos aprendizes. Ele foi responsável por dinamizar na nova mídia as mensagens de paz, amor, igualdade, coisas que Beatles tinham começado com uma mídia mais limitada em sua época. Mas também ele foi o mais explorado negativamente pela mídia em todos os tempos, e a partir dele criou-se a MALDITA raça dos paparazzi e repórteres sensacionalistas, que perseguem a vida dos artistas e até inventam histórias se necessário. Enfim.
E pessoalmente, acho melhor nem entrar no mérito, todo mundo sabe a vida conturbada que ele teve desde a infância, e daí seu completo LITERAL de Peter Pan. Quanto aos escândalos, pra mim ficou meio estranho a história das acusações quanto ao envolvimento dele com criancinhas e etc. Não acho que ele tenha molestado, ele era bicha reprimida (FATO), não faria isso. Mas sei lá, toda vez que vejo as imagens dele entrando no julgamento, vejo um quê de culpado no semblante dele, algo que ficou e não foi explicado. Sei lá, pode ser paranóia minha. Uma coisa que todo mundo meio que odiou foi ele ter comprado os direitos musicais dos Beatles. A malandragem dele né, pra ganhar mais que os Beatles, os únicos acima dele, ele compra as músicas. FILHO DA PUTA, passa na hora isso na cabeça só de lembrar. Graças a Deus, a ordem natural das coisas foi voltando.
Mas enfim, acho ridículo comemorarmos essas datas de aniversário de morte. A gente tinha que comemorar no aniversário DO CARA sabe, em homenagem, e nego tem essa mania....mesma coisa na morte do John Lennon. Tudo bem recordar, mas fazer homenagem nesse dia? Tinha é que garantir O CÚ DA VIDA pro Chapman e sua família de loucos...tá doido..Enfim, sentimento vingativo de lado, cada um faz do jeito que quiser, enfim.
Bom, continue no Moonwalk bonito aí no céu MJ.
Quanto ao dia de hoje: fiz quase todo o teste de biologia e estudei bastante pra química. Estou com um terçol fudido no olho desde ontem, e espero que melhore logo, essa segunda vai ser tensa, tenho que gabaritar química se quiser me recuperar. Fora as mil coisas da semana. Enfim...
Futebol. O Framerda conseguiu virar pra cima do Galo e golear: 4 a 1. Meu Fogão pega o Grêmio amanhã em casa, com boas notícias de contratação. Chegou o Felipe Menezes pra meia, o Léo (aquele que nos eliminou ano passado) veio por empréstimo, falta pouco pra anunciar o Alexandre Oliveira. Agora, o Diego, complicou. Com a vitória do Santos e conquista da Libertadores, eles querem repatriá-lo pro Mundial. Fica complicado a disputa. Sei lá....enfim, tentando ser otimista..rs
Espero melhorar do olho. Abraços.
sábado, 25 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário