Vou tentar ser rápido. Eu ia começar o post horas atrás, mas a chuva me atrapalhou. Ainda tá chovendo, o que me força a confiar na natureza e esperar que não falte luz nem troveje muito forte. Vamos ao post.
O fim do brasileiro do ano passado culminou no brasileiro deste ano. A briga na parte de cima da tabela ano passado pouco me importava, o Framerda acabaria sendo campeão. Mas o detalhe estava no rebaixamento. A campanha tricolor foi inacreditável. O Botafogo também escapou na última rodada, pra alívio de toda a torcida do futebol do Rio de Janeiro. De certa forma, por mais que esse ano tenhamos torcido, E COMO, pro Framerda ser rebaixado, um brasileiro sem todos os grandes clássicos cariocas fica meio sem graça. Mas enfim, continuando o raciocínio. A arrancada do ano passado fez o Flor acordar pra sua realidade como elenco forte, um conjunto forte. Mudou-se a mentalidade de forma completa. Embora os créditos vão quase que inteiramente pro Muricy, não podemos esquecer que foi o Cuca um dos grandes responsáveis pelo bom rendimento de jogadores como Mariano, Gum, o próprio Fred que vinha meio capenga, entre outros, na inacreditável arrancada. Muricy, claro, teve sua importância nesse título. O cara é simplesmente um grande vencedor, embora seu estilo de jogo não me agrade, nem aos que tem problemas de coração. Todo time de Muricy (assim como os de Joel Santana, Parreira, etc) tem uma dificuldade inconcebível para jogar no ataque, criar jogadas, pressionar o adversário. A chave é a aplicação tática, marcação forte e os contra ataques certeiros. Nos últimos jogos do Flu, onde tanto os bambis quanto Palmeiras e Guarani não tinham nada com nada no campeonato e num tava nem aí pra atacar, o Flu além de ter a obrigação de vencer era também obrigado a se impor no jogo, coisa que tem extrema deficiência. Mesmo com posse de bola, as jogadas são menos objetivas, falta pontaria, falta ousadia. Os gols demoraram a sair. No jogo dos bambis, com 2 a menos, aí ficou fácil, mas com o Palmeiras foi bem mais tenso, não foi?
O time em si não teve nunca uma escalação titular completa. Mas uma peça foi fundamental: o argentino Dario Conca. Impressionante o que ele fez. Desde o ano passado. Convenhamos, sem o Conca ano passado o Flu era rebaixado e sem ele esse ano não haveria sequer Libertadores. Conca carrega o time tricolor sozinho nas costas, é o formiguinha. Se ele se contundisse, ou fosse suspenso, etc, empatar qualquer jogo seria sorte. O elenco é bom, mas não tem meia ali, só o Conca. Não tem um 10 sabe, só ele. Emerson não é 10 bando de ignorantes, não falo da camisa, falo da função, da característica. O 10 é o craque do time, o cara que pega a bola no meio e distribui o jogo, pensa a coisa com calma, resolver quando precisa, bate falta, bate escanteio, bate pênalti, é um iluminado, o cara que já bate na bola de um jeito diferenciado. Claro que hoje é raro um time ter um meia qualquer à altura do seu meia titular, mas no Flu nem sequer já um meia. Deco é aquele típico 8, dá passe, lança a bola, faz o simples, sem marcar muito nem avançar muito. Até porquê não é a dele. Sem o Conca, você escalaria um time com Deco de meia, com Valencia, Diguinho e Diogo ou qualquer outro de volantes? Não é o lugar dele, você sabe, tá improvisando. Não é como o Barça onde todo mundo se movimenta..com um bando de volante retrancado e porradeiro você precisa de um meia rápido e inteligente, junto de um cara pra enfiar as bolas. O 10 e o 8, Conca e Deco no caso tricolor. Hoje o Conca ficou até meio apagado, mas é o natural..infelizmente os times brasileiros estão com a maldita tendência de jogar com apenas um meia de verdade, e o resto tudo volante. Isso deixa claro pro time de adversário quem tem que ser marcado.
Bom, parabéns ao Flor, 26 anos na fila é muito sofrimento. Apóio o 'tri', como eles mesmos estão proclamando. Apóio a integração de todos os títulos dos 'antigos' campeonatos brasileiros, muitos títulos de times históricos não contam como brasileiros devido a uma escrotice da CBF, que tinha a obrigação de relembrar o passado do jeito que ele foi.
Pra não deixar de zoar:
- Gol do título mais cagado que já vi. Nem o Emerson ia esperar chutar uma bola entre as pernas do zagueiro E do goleiro.
- Nem pro gol do título, nem pra gol nenhum. Washington conseguiu virar o ano do futebol brasileiro na seca, sem quebrar seu jejum interminável. Vai ser ruim assim na putaquipariu. Pode fazer as pazes com a rede ano que vem, mas também meu irmão, no carioca, se ele não fizer gol....xD
Agora ao saldo do meu Fogão. Tomamos uma surra, daquelas que nem o Chuck Norris levanta. Uma surra pior que enfrentar o Bruce Lee em dia de ressaca. Por mais doído que poderia ser, a torcida botafoguense já estava meio apagada pra assistir a esse jogo. Quebram-se tabus quando é hora de ser campeão amigo, quando você está pra fazer um feito ainda maior do que simplesmente quebrar o tabu. E claro, quando você tem condições REAIS de fazer isso. Num Olímpico lotado, lá foi Joel com sua retranca de velhos paçoqueiros. A surpresa foi o Joel ser expulso, essa eu não esperava.
Também não esperava o André Lima meter gol na gente. Esse é velho conhecido, botafoguense de coração, que sempre deu o melhor que podia ao time, mesmo sem ser muito. Embora perdesse gols, sempre confiei muito nele, por sua entrega, sua garra e por ser o que todo centro avante TEM que ser: enjoado, chato de marcar, e com faro de gol. Hoje ele foi um dos melhores em campo, passeou encima da gente. É Botafogo, passou da hora de abrir o olho. Nós torcedores queremos chegar na Libertadores, ganhar uma Copa do Brasil, uma Sulamericana...etc. A grande verdade é que o carioca levanta moral e derruba treinadores, mas não te põe como favorito pra nada no Brasileiro. Os estaduais são um aquecimento, pra montar uma base, ver a garotada que pode ser aproveitada, ver aonde precisamos contratar. Pro ano que vem, urgentemente pra General Severiano:
- Um zagueiro que saiba se posicionar e não paçoque.
- 4 laterais. ALESSANDRO FORA JÁ. Precisamos de 2 titulares bons e 2 reservas mais ou menos, boa idéia olhar a base.
- Um volante. FORA LG, FORA PELO AMOR DE DEUS, VÁ COM O DIABO TÚLIO SOUZA. Temos jogadores bons e com regularidade: Marcelo Mattos, Somália. E às vezes o Fahel até joga alguma coisa. Só mais um já fecha o time. Arévalo Rios é cotado, espero que venha.
- 2 meias. FORA LÚCIO FLÁVIO, E LEVE TODOS OS PANTUFETES JUNTO COM VOCÊ PRA PUTAQUIPARIU. Maicosuel volta pro meio do ano que vem, e Renato Cajá é até bom jogador, mas irregular e um tanto lento, dá pra ser reserva. Rolam boatos de trazer Maikon Leite do patético PR (não acredito que terminamos o campeonato atrás dessa merda), que seria um bom reserva, longe de ser titular absoluto..., mas é necessário um 10 FODA, pra rivalizar com Maicosuel, quem sabe jogariam os dois juntos, rendendo uma boa criatividade. Sonho de consumo? Bruno César, Montillo. Claro que é meio impossível. Era uma boa garimpar a garotada, e também ter uma tática como a do Corinthians, que contrata jogadores que se destacam por times pequenos no paulistão. Contratações baratas, que dão certo, e no futuro rendem muito dinheiro. Quem sabe repatriar? Elano tá aí no Santos. Alex (ex-Inter) e outro Alex (ex-Palmeiras) são nomes que rolam por aí, boas contratações na teoria.
- Pra fechar a conta, mais um atacante, de preferência um com mobilidade. Loco Abreu é titular absoluto, mas Caio não é a dupla perfeita, nem de longe. O cai cai melhorou, mas só dá pra reserva. Jóbson tem rumo incerto, mesmo com contrato até 2015 eu acho. E enquanto ele não decidir o que quer da vida nada de jogar. Herrera ainda demora um pouco, mas voltando é titular.
Antes que eu me esqueça: UM TÉCNICO OFENSIVO, QUE NÃO TENHA MEDO DE PERDER, MAS A AMBIÇÃO DE VENCER. 3-5-2 é o esquema da retranca, do medo, dos contra-ataques sofridos e jogos feios de se ver. Só de jogar num 4-4-2 já sentiria uma melhora. Meu sonho? Com o elenco atual, 3-4-3. Lateral só tem merda, joga eles fora então. Joga pra cima. Se o Jóbson tivesse cabeça, era ele + Loco + Herrera. Só o Loco puxa 2 zagueiros, Herrera puxa uns 2, Jóbson também 2...
Cara, é pura matemática, quanto mais jogadores perigosos você tem mais o time adversário se preocupa em marcar e defender. Mete 3 ali na frente que pertubem, um meia bom que saiba armar as jogadas e volantes que marquem bem, pronto. Você acaba de encurralar a equipe adversária. Antigamente, se centro-avante voltasse pra marcar, amigo, tomava porrada do volante do próprio time. Os esporros eram assim:
'PORRA SEU VIADO TEU LUGAR É LÁ CARALHO, LÁ NA ÁREA, AQUI É COM A GENTE PORRA, VAI PRA LÁ PRA RECEBER A MERDA DA BOLA PORRA..'
Hoje os meias e atacantes ajudam na marcação. Resultado: cansam mais, correm mais pra chegar na área e tem que armar jogadas praticamente do nada, pois não tem alguém já posicionado pra receber, nem pra segurar a bola na frente enquanto outros companheiros se apresentam. A retranca é uma tentativa de resgatar isso, sendo que de modo feio e sofrido. Seu time inteiro na área pra defender escanteio no último minuto do jogo é uma coisa. O JOGO INTEIRO É OUTRA. Claro que times com mobilidade são bem melhores de se ver, mas uma coisa que tem neles é a aplicação tática a raiz do futebol. Atacante não volta pra marcar. Ajuda até a criar jogadas, dá opção pra subida de um volante, rotatividade é aceita e recomendada. Mas se você para pra pensar, o volante ou o meia que entra na área pra receber uma bola lançada de um atacante está cumprindo o papel de um atacante. E pra compensar, o atacante cumpre o papel de meia/volante. Cada um tem sua função de raiz no futebol, e mesmo que cumpra outra, alguém que cumpria esta outra função assume a função original de quem fez a sua função. Mantendo o ciclo.
Deu um rolo na cabeça de vocês né? xD
Bom, pra encerrar aqui, passei o fim de semana sem conseguir falar com a Jenifer, to morrendo de saudade, e tenho que combinar os detalhes finais. Amigos, boas notícias, acho que vou quarta-feira na escola matar a saudade de geral. Hoje foi aniversário do meu primo e a festinha até que foi boa.
Saudades da minha mineira..
domingo, 5 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário